Abertura

 Queridos amigos e amigas,

            Paz e bem!

 

A pandemia nos trouxe a suspensão de nossa “Manhã de Formação”, e isso já vai mais de um ano, na esperança de retornarmos que se prolongou em demasia. Foi então que através do blog enviamos o texto resumo da Campanha da Fraternidade desse ano e pensamos em prolongar a formação através desse meio. Por isso vamos publicar aqui o material que temos arquivado, para os que já leram e os que não leram ou participaram de nossos encontros.

Tudo começou na época em que era pároco da São José Operário e nas assembleias diocesanas começaram as cobranças de formação para os leigos; estávamos ainda na preparação para o novo milênio e já sob o pastoreio de Dom Lessa. Na época utilizávamos o material publicado pela CNBB: “Rumo ao Novo Milênio”. Depois de um intervalo de 2 anos para estudos e assumindo a paróquia de São Domingos Sávio, retomei as manhãs de formação a partir de algumas linhas que julguei prioritárias: liturgia, catecismo e bíblia. Além dessas áreas específicas apresentava os documentos novos da Igreja que julgava importante e interessante à comunidade, além da Campanha da Fraternidade de cada ano ou algum novo tema elegido pela Igreja para aquele ano.  

O que queremos partilhar com vocês aqui é fruto desse período, e certamente acrescentaremos uma ou outra coisa, conforme o tempo nos permitir, e que esteja em ‘alta’ no nosso meio eclesial, como alguns textos sobre São José para esse ano especial. Sei que já tem muita coisa na internet e até mais interessante e bem fundamentada, mas ofereço esse humilde trabalho retirado de algumas fontes para ajudar-nos a conhecermos mais a nossa Igreja, o mundo da Bíblia e amarmos mais ao próprio Deus que, no dizer de Pedro, “das trevas vos chamou para sua maravilhosa luz” (1Pd 2,9).  

Façamos juntos esse caminho e que seja de proveito. Alguma pergunta que surgir pode ser enviada ao nosso e-mail e procuraremos responder ao que for possível. Grande abraço!

 

                                                                                              Pe. João Bosco Vieira Leite.

2 comentários:

  1. Ansiosa para ler todo o material que vier a ser publicado!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, excelente ideia da abordagem sobre São José.Lendo
    as primeiras páginas do livrinho de Pe.Jerônimo Gasques intitulado " O Lírio de Deus," percebi que a Igreja quer avivar a espiritualidade e a devoção desse precioso homem do silêncio.
    O guardião da santa família de Nazaré,que cuidou tão bem da educação de Jesus, com amor e zelo.
    Para o Papa Bento XVI, o silêncio de São José não significava vazio interior, e sim, a plenitude da fé que trazia em seu coração.
    Nada mais oportuna e justa a ressignificação dessa figura obediente a Deus, que nunca exigiu ser notada,mas que selou a promessa com Deus!
    São José, ilustre filho de Davi, rogai por nós!!!

    ResponderExcluir